Seguidores

Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dicas para receber os amigos

Quem não gosta de encher a casa com os amigos, oferecendo um jantar saboroso e uma noite inesquecível?  Quer inovar com a decoração da mesa, mas não quer gastar dinheiro? Misture peças de vários serviços para criar uma mesa contemporânea e inesperada; aprenda uma nova forma de dobrar e apresentar guardanapos; crie argolas de guardanapo com pedaços de um rolo de cartão (de papel de cozinha por exemplo), forrado com tecido ou papel com textura; os marcadores de lugares com os nomes dos convidados podem ser escritos e dispostos em mil e um objectos originais e de baixo custo; faça um centro de mesa original com aquilo que tem em casa (uma taça de vidro cheia de limões, pedras ou conchas); um arranjo floral com ramos de árvore e folhas do quintal ou três rosas em três jarras solitárias. Não precisa mais do que isso e uma pitada de imaginação para uma decoração eco-chique!
  1. Iluminação perfeita. As velas são o melhor investimento possível para a decoração da casa porque, para além de serem económicas (sempre que as vir em promoção compre!), podem ser usadas vezes sem conta. Para além disso, não precisa mais do que meia dúzia de velas espalhadas pela mesa e sala de jantar para criar um ambiente espectacular, que vai certamente impressionar os amigos!
  2. Menu económico. Existem milhares de receitas económicas disponíveis na Internet, à distância de um clique, ou seja, planeie bem a refeição que vai servir antes de ir para o supermercado à busca de inspiração. Assim, irá com uma lista de ingredientes restrita e não corre o risco de comprar produtos desnecessários. Em alternativa, desafie-se a criar uma deliciosa refeição com aquilo que tiver, no momento, dentro da despensa, frigorífico e congelador. Quando planear a refeição pense também na apresentação do prato que, não tendo de ser caro, pode parecer um luxo! Se vai servir carne grelhada, acompanhe com legumes salteados em cores vivas ou então aperitivos miniatura que vão abrir o apetite a todos!
  3. Jantar rolante. Quer reunir os amigos de forma diferente e económica? Enquanto anfitrião, oferece a casa, a decoração, a mesa e as bebidas… os amigos trazem dois pratos – um salgado e um doce – e monta-se um buffet para todos provarem! Simples e divertido, no próximo mês repetem na casa de outra pessoa e assim sucessivamente.
  4. TOSA – Traga o seu Álcool! Uma das maiores despesas associadas a receber amigos em casa podem ser as bebidas – alcoólicas e até refrigerantes – por isso, se vai oferecer um jantar ou almoço, peça aos amigos para trazerem o vinho ou outra bebida da sua preferência. Eles vão ficar felizes por contribuir e não ficam na dúvida sobre o que levar... e no final, todos desfrutam e você poupa!
  5. Depois do jantar. Acaba-se o jantar e há quem queira sair – ir até um bar, discoteca ou ao cinema, o que implica gastos adicionais. Para continuar com uma noite economicamente divertida, planeie uma sessão de entretenimento para o pós-jantar: disponha uma selecção de DVDs, faça pipocas e vejam um filme; sentem-se na varanda ou no pátio com um digestivo, música de fundo e boa conversa; organizem concursos de cartas, jogos de tabuleiro, de Wii ou de karaoke e divirtam-se sem gastar um cêntimo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário